Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Rádio Terra Livre: Uma luta por comunicação popular


por Fábio Reis

No ano de 1996 se da início a uma tentativa de comunicação popular. Essa tentativa leva o nome de Rádio Terra livre. Uma emissora localizada no estado de Santa Catarina SC, conduzida pelo Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A rádio surge a partir de uma necessidade da comunidade, pois há uma distância de 35 quilômetros da cidade em um município com cerca de 18 mil pessoas. Faz com que as famílias assentadas sofram com a falta de comunicação entre si e em informações de fora da extensão rural, onde a rádio esta localizada.

Essa iniciativa é praticamente efetuada por jovens da comunidade e região, organizadas pelo setor de comunicação do MST. Pelo qual, Leva os princípios da organização e o que pensa sobre a comunicação. Acreditando que as pessoas devem ter a mesma oportunidade que todos. Assim tendo a possibilidade de se fazer comunicação. Direito esse garantido na nossa constituição.

Mas sabemos que esse fator não nos é garantido perante a avassaladora fome por dinheiro dos capitalistas, valorizando mais as mercadorias que a vida humana.

Nesse sentido, a rádio Terra Livre tenta nesses 15 anos de história Proporcionar as pessoas a possibilidade de se integrarem, realizarem troca de experiência, formar opiniões produzirem notícias para a comunidade e pela comunidade.

Um comentário:

  1. Muito bom poder ver os resultados da luta de tantos anos, começando aparecer. Assim como é merecedor e pleno o direito desta grande conquista, suada, batalhada e com marcas encravadas na pele dos sujeitos que fizeram desta luta, seus dias, seus sonhos, sua história... que prepararam a terra e plantaram esta semente, porque são esses sujeitos que sonharam e ousaram lutar por dias melhores aos seus filhos, as gerações futuras, que merecem agora usufruir, comemorar e com certeza continuar lutando para que as ações revolucionárias continuem vivas e presentes em cada dia de luta.
    Parabéns a Rádio Terra Livre, parabéns as pessoas que estão na luta todos os dias para fazer com que a comunicação cumpra com seu dever social, levando além da informação e do entretenimento, o conhecimento, a clareza e a esperança de que a mudança da sociedade é possível e que a rádio, a comunicação é um passo muito importante no caminho da revolução.

    Rejane Cristina de Arraújo - Setor de Educação de Sergipe.

    ResponderExcluir

Postagens populares