Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2012

Rádio comunitária e sua importância

 Por: Antônio Carlos Costa Luz
Rádio comunitária é um tipo diferente de emissora, pois é criada para proporcionar informação, educação, cultura, lazer e também entretenimento às pequenas localidades, mas que no Brasil enfrenta uma grande batalha para conseguir autorização para sua atuação.
A lei criada para reger as rádios comunitárias no Brasil é muito atrasada e temos um panorama altamente desfavorável na situação atual de luta pela democratização dos meios de comunicação principalmente quando falamos em serviços de radiodifusão.
Primeiro a lei diz que a rádio comunitária deve ter sua atuação até 1 km de distância a partir da localização de sua antena, ou seja, deve ter alcance limitado, o que hoje gera um grande debate a respeito da democratização da comunicação em nosso País.
O que é mais grave é que quem consegue a autorização do Ministério das Comunicações para funcionar como rádio comunitária normalmente são políticos ou pessoas e organizações que tem vínculos com os mesmos e que acabam por não desenvolver o verdadeiro papel de uma rádio comunitária.
As rádios comunitárias devem exercer o papel de informar e também educar as pessoas através de sua programação diária sempre se preocupando em desenvolver um trabalho que leve a população a ter melhorias na sua qualidade de vida e de seu cotidiano.
Deve ser um instrumento que proporcione a livre divulgação de idéias, atividades culturais, tradições e costumes do povo e que tenha também uma linguagem acessível e uma programação de qualidade e de muita criatividade.
A rádio educativa tem uma aproximação maior com o exemplo de rádio comunitária porque deve também desenvolver um papel de informação e educação popular através de sua programação diária e que não tem fins lucrativos.
Entendo que um dos principais fatores que contribuem para a dificuldade de ser fazer rádio comunitária no Brasil e a lei que acaba sendo um meio de controlar tanto a acesso ao direito como a permissão de reprimir através da polícia federal e da Anatel as rádios que não tem “autorização” para funcionamento.
Portanto ainda estamos muito longe de se ver verdadeiramente a democratização da comunicação em nosso País e o livre acesso à este instrumento poderoso de comunicação que é a rádio comunitária.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares