Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2012

Jovens realizam planejamento do programa de formação em rádio


Por Fábio Reis

         Jovens de diversos assentamentos de Abelardo luz SC se reuniram nesta sexta-feira(09/03/2012). O encontro dura até domingo (11/03/2012) encerrando com um almoço típico da região sul. No encontro ocorreram várias oficinas, como teatro, stencil, comunicação e fotografia. Mas também houve momentos de integração e uma boa alimentação.

         Os jovens terminaram o encontro com um vasto planejamento, incluindo a construção de uma grade de formação em rádio, para realizar com os jovens nas comunidade. No qual os mesmo ficaram responsáveis em fazer o  levantamento da demanda e organizar os programas de rádio a partir das oficinas que serão realizadas por comunidade. Em que esses programas serviram de conteúdo para a rádio comunitária Terra Livre fm localizada no assentamento 25 de Maio. 

         A oficina de fotografia tratou um pouco da história e trabalhou métodos alternativos com os participantes, usando exemplo com latas rabicós e tampas. Os jovens aprenderam a partir de suas próprias fotos tiradas durante a oficina e como usar a fotografia para se comunicar.  Aidir Pinotti um dos envolvidos na oficina comenta que é de suma importância essas atividades, pois jovens do meio rural ao longo da história foram privados do acesso a tecnologia, como máquinas fotográficas e etc...

         já na oficina de stencil foi trabalhado a técnica de agitação e propaganda, método este usado a várias décadas, pelos movimentos pulares de diversas parte do mundo. Em que  frisam a expressão- não tanto pela voz- mas sim pela arte visual. Tendo como contesto, desenhos e palavras em que se tenta transmitir indignação, sofrimento e alegria. No teatro foi feito exercícios, jogos de espelhos, danças, jogos dos cegos e da confiança.

        

Um comentário:

Postagens populares